quinta-feira, agosto 03, 2006

O Dixieland

Para dar início a este blog, nada como começar do início, ou seja, quais as origens do dixieland e quais as características deste estilo de música.

Quando se fala em Dixieland, ou simplesmente dixie, é importante conhecer também a sua origem.
Por volta do séc. XVIII, nos Estados Unidos, houve uma forte imigração de escravos, sequestrados ao continente africano.
Para além do sofrimento, estes escravos trouxeram consigo alguns objectos pessoais, entre os quais instrumentos musicais. Com medo que o uso destes instrumentos servissem de incentivo a algumas revoltas, os escravos foram alvo de uma grande censura, que os proibia de se exprimirem musicalmente ou até mesmo através dos seus dialectos.
Com a libertação dos escravos, toda a censura que era feita sobre eles, nomeadamente ao nível da actividade musical, deixou de se fazer sentir. Com a disponibilidade de instrumentos musicais, em que muito contribuíram os velhos instrumentos de bandas militares, e a oportunidade de se poderem exprimir musicalmente, estavam criadas as condições para o nascimento do Jazz.
A música Dixieland é um estilo de Jazz que nasceu no início do séc. XX, em New Orleans, e que rapidamente se espalhou até Chicago e Nova Iorque pelas New Orleans Bands, durante a década de 1910.
New Orleans é a maior cidade do estado de Louisiana, onde coabitavam brancos, afro-americanos, entre outros.
Um passeio pelas ruas de New Orleans era certamente acompanhado pelos sons de blues, ritmos africanos, folk songs e ragtime.
Com todas estas características, New Orleans teve um papel fundamental no nascimento e expansão do jazz, sendo o palco para a melhor produção jazzística, quer em qualidade quer em quantidade, entre 1895 e 1917.
Nesta altura, a atmosfera social, muito aberta e livre, era única nesta cidade. Pessoas de diferentes grupos étnicos podiam conviver e comunicar com grande facilidade, permitindo o aparecimento de uma nova e rica cultura musical. Não é por acaso que esta grande e animada cidade seja considerada o berço do Jazz.
Inicialmente, o jazz era ouvido em eventos sociais, como bailes, inaugurações, casamentos e em desfiles fúnebres (!), em que a banda saía da igreja tocando marchas fúnebres até ao cemitério e, na volta, ia acelerando o ritmo, entoando temas mais alegres.
Este tipo de música (o Dixieland) é considerado como o verdadeiro tipo de jazz e é a primeira música que se refere ao termo "jazz" (antes de 1917 o termo utilizado era "Jass"). Este estilo combina o Ragtime e o Blues com a improvisação colectiva, com o som definitivo a ser criado pela improvisação simultânea do trompete, do trombone e do clarinete.
Embora o termo Dixieland seja largamente usado, continua a ser um termo que gera alguma polémica. De um lado estão os que defendem que o termo "dixieland" se deve referir às bandas da costa Oeste Americana; No outro lado estão os que o adequam aos músicos de New Orleans e à música das bandas Afro-Americanas dos anos 20, havendo ainda quem defenda que deve ser utilizada a terminologia "Classic Jazz" ou "Traditional Jazz".
O que é certo é que foi o Dixieland que deu origem ao Jazz e, por isso mesmo, não é totalmente errado dizer que o dixieland é o Jazz no seu estado mais puro e original.

7 comentários:

Anónimo disse...

axo k ta fixe..
apesar de jazz..
não ser muito o meu forte.
mas admito..
tens jeito pa koisa..
beijokitax po meu kolega das longas manhas no bules..

Tozé Franco disse...

Bem vindo!
Vou colocar no meu blogue uma ligação para este.
Já aprendi umas coisas sobre o dixieland.
Parabéns!

Anónimo disse...

muito bem... força para a vossa banda
:D

Moura disse...

Melhor que ler sobre Astedixie Jazz Band...é ouvir as suas fantásticas composições!
Força Nuno! Já te disse para não largares nunca o banjo...

Alexandre Carvalho disse...

Posso acrescentar uns pontos à história?

O dixie nasce exactamente porque para muitos negros de finais de séc.XIX / inícios séc.XX, as filarmónicas, especialmente as de índole militar - ao qual muito contribuiu a influência colonial francesa na Louisiana - eram vistas como uma forma de escapar à escravidão e a aspirar a uma vida melhor. E desta forma, nasce o dixie, ragtime com blues, com ainda fortes ligações às brass bands europeias.

Já agora, a título de curiosidade, o nome Dixie provêm da história monetária americana. Durante muito tempo e ainda antes da criação do dólar, as várias entidades bancárias de cada Estado tinham liberdade de emitir a sua própria moeda, o que levava a uma amálgama de moedas em circulação, havendo o risco de um banco falir e quem possuisse moedas emitidas por esse banco possuía... o mesmo que nada. Por outro lado, havia um banco na Louisiana que emitia uma moeda que, ao contrário das outras, estava vinculada ao franco francês (mais uma vez a influencia colonial francesa), o que lhe conferia uma fiabilidade única em todo aquele território. Esta característica tornou famosa as moedas deste banco, nomeadamente as de 10(dix) francos.

Pronto, desculpem a demora. Quero vos voltar a ver ao vivo! E já agr aonde estão os downloads que vossas excelências afirmam possuir no vosso site? Bem que procurei mas não encontrei nada...

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта astedixie.blogspot.com

Anónimo disse...

You'll want to add a facebook button to your blog. I just bookmarked this article, although I had to complete it manually. Simply my $.02 :)

- Robson