sexta-feira, agosto 11, 2006

As origens

Para hoje decidi escrever sobre as origens da Astedixie Jazz Band. Já lá vão uns anitos desde que isso aconteceu. Foi no início do Outono de 1998 que uma banda alemã de dixieland, a Mr. Jelly's Jam Band, deu um concerto no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra. Nessa altura o dixieland era praticamente desconhecido para nós. Já tínhamos ouvido qualquer coisa, mas aquele concerto a que alguns de nós assistiram foi o «click» que precisávamos para dar início a este projecto.

Logo se estabeleceu um contacto com essa banda alemã, de modo a podermos ter uma perspectiva mais exacta sobre o que era o Dixieland e o que é que devíamos fazer para levar o nosso projecto para a frente. Por diversas vezes fomos a casa do Mike, cá em Portugal, conversar com ele e ouvir algumas músicas. A gentileza dele era tanta que chegou a fornecer-nos algumas partituras para que pudéssemos começar a trabalhar.

A constituição inicial da nossa banda era um pouco diferente da actual. Inicialmente, faziam parte da banda os seguintes elementos: Miguel (clarinete); Júlio (bandolim); Celso (trompete); Gonçalo (trompete); João (banjo); Renato (tuba); Pedro (bateria). No entanto, alguns dos elementos iniciais, uns por motivos profissionais, outros porque optaram por seguir com outros projectos, resolveram abandonar a banda. Foram eles o Gonçalo, o João e, mais recentemente, o Júlio, que foi o grande mentor da banda. As saídas destes elementos, algumas prematuramente, foram difíceis de ultrapassar, mas a vontade de continuar com este projecto era muito grande. Assim, houve necessidade de se encontrar outra pessoa que ocupasse o lugar do João. Foi aí que entrou o Nuno e, durante alguns anos, a Astedixie Jazz Band manteve esta estrutura. Porém, com a ida do Júlio para o estrangeiro, por motivos profissionais, a banda perdeu mais um elemento.

No entanto, as alterações à estrutura da banda ainda não tinham ficado por aqui. Depois de termos participado no II Festival Internacional de Dixieland, em Cantanhede, que em muito contribuiu para a nossa evolução, chegámos à conclusão que faltava algo à nossa banda. Precisávamos de alguém que tocasse trombone. Assim, no início de 2006, a Sandra resolveu arriscar. Nunca tinha tocado trombone, mas tinha duas coisas muito importantes: Força de vontade e gosto pelo dixieland. Deste modo, a Astedixie Jazz Band é constituída pelos seguintes elementos: Miguel (clarinete); Sandra (trombone); Celso (trompete); Nuno (banjo); Renato (tuba); Pedro (bateria).

Actualmente, passados praticamente oito anos desde o seu nascimento e depois de todas as vicissitudes por que a banda passou, a Astedixie Jazz Band continua com o espírito que sempre a caracterizou: o espírito Dixieland.

1 comentário:

Tozé Franco disse...

E continuam muito bem e espero que por muitos anos.
Força.