terça-feira, fevereiro 06, 2007

Gravações II

No passado Sábado (3 de Fevereiro de 2007), praticamente um mês depois da última sessão de gravações para a maqueta, a Astedixie Jazz Band voltou a reunir-se para continuar a gravar. Na primeira sessão houve trabalho que ficou por fazer e, portanto, teve que se dar seguimento ao trabalho iniciado.

Desta vez, o trabalho baseou-se na repetição de algumas músicas que não tinham ficado bem e que, por isso, não podiam ser incluídas na maqueta. Uma vez que na primeira sessão não houve tempo para o fazer, teve que se adiar para a 2ª sessão. Por se tratar de um estilo de música onde há muito improviso, a mesma música nunca fica igual, há sempre uma parte ou outra que varia ligeiramente. A tentativa de deixar a música em condições para depois ser remasterizada e tratada leva a alguns perfeccionismos e uma parte menos bem conseguida é motivo para repetirmos a música. Daí que o trabalho do estúdio seja bastante desgastante. Repetir uma música tantas vezes quantas as necessárias até ficar boa não é fácil.

Para além da repetição de algumas músicas, um dos trabalhos que ficou por fazer na 1ª sessão de gravações foi a adição de vozes em algumas músicas. Optámos por gravar as músicas sem vozes e adicioná-las apenas no final. Assim, todas as músicas que gravámos não tinham voz e as partes em que era suposto cantarmos soavam estranhas, vazias... Quando todas as músicas ficaram prontas, passámos à cantoria. Com uns auscultadores nos ouvidos, ouvíamos o que tínhamos tocado e, quando chegava a parte das vozes, cantávamos. Talvez pela falta de prática e pelo facto de existirem segundas vozes, a primeira música foi a que demorou mais.

Por volta das 8h da noite acabou a fase de gravações e, da nossa parte, ficou tudo feito. Agora vem a parte talvez mais complicada e chata de uma gravação: a edição e tratamento do som, a remasterização, entre outras coisas que nós percebemos pouco. Esse cargo deixamos para o João Carlos que, mais uma vez, teve a enorme paciência de nos aturar.

4 comentários:

Fénix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fénix disse...

Para tudo é necessário trabalho e disciplina. Para que fique óptimo temos de "ensaiar" muitas vezes.
Boas gravações, Nuno.

Beijinhos.

Unknown disse...

Fico à espera para ouvir esse magnifico trabalho.
Abraço

Tozé Franco disse...

Está quase. Já só falta mesmo o quase.
Estou morto para ouvir a maqueta.
Um abraço.