segunda-feira, setembro 11, 2006

I Festival Happy Jazz Lisboa 2006 - 25 a 27 de Agosto de 2006

Entre os dias 25 e 27 de Agosto, Lisboa foi palco de um festival de jazz. Entre muitas outras bandas (nacionais e estrangeiras) a Astedixie Jazz Band marcou também a sua presença, após um convite que nos foi endereçado. Durante três dias, foram vários os concertos dados pela nossa banda em ruas e praças da baixa de Lisboa. Nos três dias, o público que esteve a assistir aos concertos foi extraordinário, dando a possibilidade de tornar o festival num momento único.

1º DIA
Participar num festival é sempre uma surpresa agradável. Neste I Festival Happy Jazz Lisboa 2006, fomos muito bem recebidos pelo público lisboeta. As praças e ruas da baixa escolhidas pela organização do Festival rapidamente ficavam cheias, o que tornava a nossa participação ainda mais agradável. Novamente, o Banjix não pôde estar presente (ainda estava de férias) mas o Gabriel já estava a contar com mais três dias com a Astedixie Jazz Band (pobre coitado, mal sabia ele com quem se tinha metido). Para este festival estava reservada uma surpresa. Depois de mais uma alteração na constituição da banda, com a saída do Baterix, a Astedixie Jazz Band precisou de encontrar alguém que o substituísse. O Rafael, conhecido entre nós pelo "Tone", passou a integrar a nossa banda, tendo-lhe sido atribuído o estatuto de Washboardix. No primeiro concerto do dia estava um bocadinho nervoso, o que até acaba por ser normal. Porém, esse nervosismo passou depois de acabar a primeira música e de ter bebido «sumo de cevada»! O dia até correu bem, mas jantar à meia-noite é que não fazia parte dos nossos planos...

2º DIA
O pequeno-almoço deste dia foi interessante e surpreendente: cerveja às 10h da manhã, patrocinada por umas das bandas espanholas que participaram no festival!!! Estes gajos eram completamente loucos! Neste dia tivemos mais dois concertos, um de manhã e outro à tarde, o que deu tempo ao pessoal da banda para dar um mergulho na piscina. Só o Clarinetix e a Trombonix é que optaram por outro programa, que passou por ficarem pela baixa de Lisboa a conversar com o nosso amigo Raul Calado... É bastante provável que tudo isto tenha sido uma desculpa para esconderem o medo que, certamente, têm da água!

3º DIA
Este dia foi mais difícil, talvez por ter sido o último. Começou por termos de nos levantar cedo, mais uma vez, para fazer um concerto de manhã. Pobres de nós, que estivemos acordados até às 5h30m da madrugada a jogar às cartas, a contar anedotas, a beber cerveja e a conversar sobre... assuntos triviais. À tarde foi a Street Parade, em que participaram todas as bandas presentes no festival. A Trombonix conseguiu um feito inédito: pôr toda a baixa lisboeta a cantar e a aplaudir "O homem das castanhas"!!! Não bastava este sucesso todo, ainda teve que envergonhar muitos dos músicos que lá estavam, quando os desafiou a tocar o "Bourbon Street Parade". Ela sabe rasgar aquela música como ninguém. Ah! Já agora, e a título de curiosidade: A Trombonix era a única menina presente em todo o festival!!! Merece uma salva de palmas!

Mais uma vez, agradeço a preciosa colaboração da Sandra.

1 comentário:

Tozé Franco disse...

Parabéns a Trombonix...