sábado, maio 19, 2007

Concerto em Santiago de Compostela - 16 de Maio de 2007


O dia 16 de Maio de 2007 foi particularmente importante para a Astedixie Jazz Band. Pela primeira vez tocámos no estrangeiro, pelo que agora já podemos dizer que somos uma banda conhecida a nível internacional, o que para nós é fantástico! Santiago de Compostela foi o palco da nossa primeira internacionalização.

O dia começou cedo, com o almoço mais cedo do que é habitual, uma vez que tínhamos pela frente uma viagem relativamente grande. O ponto de encontro era em Albergaria (perto de Aveiro), onde tínhamos à nossa espera uma carrinha alugada por nós. Como não sabíamos como seria a nossa recepção em Espanha, levámos duas apoiantes connosco: a Cátia e a Susana, a quem agradecemos todo o apoio que nos têm dado. A partida deu-se por volta das 14h30, com chegada prevista a Santiago de Compostela às 18h30 (19h30 em Espanha). A viagem para lá correu bastante bem e os horários foram cumpridos. A Lena, veio ter connosco, deu-nos todas as instruções e levou-nos ao local do concerto: a Praza do Toural.

Depois do check sound e antes do jantar ainda tivemos tempo para dar uma volta pelas ruas da parte histórica de Santiago de Compostela e visitámos a catedral.

A seguir ao jantar fomos com a Lena provar um licor de café, bem potente! Como ainda tínhamos um concerto e uma viagem pela frente não pudemos abusar. O concerto teve início por volta das 24h e, assim que começaram a soar as primeiras notas, as pessoas começaram a juntar-se na Praza do Toural, para nos ouvir. Devo dizer que foram um público bastante entusiasta e foi um orgulho para nós ouvir alguns espanhóis a gritar "Portugal, Portugal"! Algumas pessoas não resistiram e deram um pezinho de dança em frente ao nosso palco. Durante aproximadamente 1h30 sem parar, os espanhóis presentes na Praza do Toural foram envolvidos pelos sons tradicionais de New Orleans. A ver pelas reacções, tenho quase a certeza que gostaram bastante. Nós também gostámos muito e esperamos regressar em breve! Escusado será dizer que, até hoje, foi o nosso melhor concerto no estrangeiro!

No final do espectáculo, fomos confraternizar um pouco e bebemos uns cafés para aguentarmos a viagem de regresso, que teve um pequeno percalço. A carrinha precisava de gasóleo para continuarmos a viagem e, por incrível que possa parecer, todas as estações de serviço na auto-estrada em Espanha estavam fechadas entre a meia-noite e as 6h! Como não podíamos esperar até tão tarde decidimos sair em Vigo e tentar a nossa sorte no centro da cidade. Depois de algumas voltas por aquelas ruas desconhecidas, lá conseguimos encontrar umas bombas abertas! Foi como encontrar um oásis no deserto.

A meio da viagem, já em Portugal, parámos numa área de serviço para esticar um pouco as pernas e comer qualquer coisa, uma vez que o jantar já tinha sido todo consumido. Chegámos a casa já passava das 6h30 e já era de dia. Não vou dizer que não tenha ficado cansado, mas posso assegurar que a experiência foi tão boa que compensou largamente todo o cansaço. Agora, é só esperar pelo próximo espectáculo. Se não aparecer nada antes, será em Cantanhede, no IV Festival Internacional de Dixieland, de 7 a 10 de Junho de 2007.


5 comentários:

Anónimo disse...

O que dizer a mais esta meta alcançada por um grupo como os Astedixie. É que estes senhores e senhora são amadores (!?). Eu por mim são tenho duas coisas a dizer sobre isto. Fan tásticos ;) Continuem assim.

Anónimo disse...

Estão de parabéns... fico muito feliz que tenha corrido bem.

Boa Sorte!!!!

aminhapele disse...

Fiquei com grande vontade de vos ouvir.
Boa sorte.

Moura disse...

Para a próxima...podes levar um "entendido" em arte e tasquinhas! Ias ver algumas coisas que não viste...
Parabéns pela primeira internacionalização e espero que seja a primeira de muitas. Da próxima vez avisa...
Um abraço

Unknown disse...

Wwwwweeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Ca fixi!
Os meninos já teem cadastro internacional! :)
Eheheheh
Porreiro! Pra proxima avisem para levarem claque apoiante :P :))
Tudo de bom para a banda e muitas felicidades, tanto no campo profissional como pessoal!
Fiquem bem
Bjoca GRANDE
>*<