domingo, julho 08, 2007

IV Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede - Dia 4

Chegámos ao 4º e último dia do IV Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede. Depois de 3 dias intensos, este foi o culminar de um festival que tem, cada vez mais, uma maior expressão a nível nacional e internacional. É, indiscutivelmente, o maior e melhor festival de música que se faz em Portugal e um dos maiores e melhores a nível europeu. Assim, foi um privilégio para a Astedixie Jazz Band fazer parte do grupo de bandas que participou na 4ª edição deste festival.

O domingo acordou com nuvens bastante cinzentas, ameaçando estragar a manhã e a tarde com chuva. A Astedixie Jazz Band tinha um concerto marcado para as 10h em Ourentã, no recinto em frente da igreja. O tempo estava bastante desagradável, com frio, vento e a ameaça constante de chuva. Todavia, e porque começavam a chegar pessoas para nos ouvir, iniciámos o concerto ao som de Bourbon Street Parade. Tudo estava a correr bem até que, a cerca de 15 minutos do final do concerto, a chuva começou a cair. Como alguns dos instrumentos são bastante sensíveis à humidade extrema, nomeadamente o clarinete e o banjo, continuar o concerto à chuva estava fora de questão. Felizmente, alguém teve a ideia de terminarmos o concerto dentro da igreja. Assim, tocámos as últimas músicas dentro da igreja, um local onde jamais imaginaríamos tocar!

No final do concerto, e para não fugir ao que já é tradicional, tínhamos um lanche à nossa espera, no 1º andar do edifício da Junta de Freguesia de Ourentã onde, no final, nos foi oferecido um galhardete da freguesia.

Para a tarde estava reservado o ponto alto deste festival: a street parade. Foi impressionante o número de pessoas que se deslocaram a Cantanhede para ver as bandas participantes no Festival, as Bandas Filarmónicas da Pocariça e Ançã, Associações e Escolas do concelho de Cantanhede, grupos de dança, entretainers, gigantones, charretes, carros antigos, etc. Ao longo das principais artérias da cidade, os passeios estiveram repletos de gente, que batiam palmas entusiasticamente às bandas que passavam. O destino da street parade foi o campo de futebol existente no recinto do festival. Aí, todas as bandas se reuniram e fizeram uma jam session. Durante vários minutos, todos os músicos de todas as bandas tocaram ao mesmo tempo, naquilo que foi o culminar de 4 dias absolutamente fantásticos.

Para terminar, gostaria de endereçar um agradecimento muito especial à nossa amiga Susana, que teve que fazer uma verdadeira maratona até ao hotel, para me trazer uma corda que se tinha partido a meio do desfile.

Quero ainda agradecer o apoio e a admiração que os nossos amigos Lothar e esposa têm por nós e ao meu amigo Tozé Franco, que me encontrou a meio do desfile a substituir a corda que se tinha partido e a quem não dei a atenção que merecia. Foi ele, aliás, que me disponibilizou a fotografia que acompanha este texto.

1 comentário:

Tozé Franco disse...

Obrigado pela referência à ,imha pessoa-
Gostei muito do desfile.