quarta-feira, dezembro 26, 2007
Concerto na Lousã - 22 de Dezembro de 2007
O concerto teve início por volta das 23h e só bem perto da 1h é que decidimos deixar de incomodar a vizinhança. Pelo meio, ficaram temas como Ice Cream, Willie the Weeper e Rudolph, the Red-Nosed Reindeer. Contámos com a participação da Susana Correia, no já famoso dueto com o Clarinetix em Dans les rues D'Antibes e com a ajuda do nosso amigo Detlef e a sua washboard, já na parte final do nosso concerto.
Deste modo, a Astedixie Jazz Band deseja a todos um óptimo Natal e um excelente ano de 2008, com tudo aquilo que mais desejarem, na companhia daqueles que vos enchem o coração de alegria.
segunda-feira, dezembro 17, 2007
Concerto na Lousã - 15 de Dezembro de 2007
A abrir o espectáculo esteve a banda filarmónica da Lousã, que entre outros temas, tocou alguns de Natal. Para mim foi uma re-estreia, já que durante cerca de 2 anos estive afastado da banda. Foi giro voltar a tocar trompete!
A seguir à actuação da banda filarmónica, e uma vez que o ambiente estava frio (ou não fosse esta a época dele), a Astedixie Jazz Band apareceu para aquecer um pouco. Não tocámos muito tempo, mas foi o suficiente para pôr algumas pessoas a dançar. Contámos com a participação da Susana para fazer um dueto com o Clarinetix em Dans les rues D'Antibes, e porque se tratava de um concerto de Natal, tocámos a nossa versão do Rudolph, the Red-Nosed Reindeer.
O próximo concerto será na Lousã, no dia 22 de Dezembro, no Window's Café Bar. Apareçam!
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Feliz Natal!
quinta-feira, dezembro 06, 2007
Concerto cancelado
sábado, novembro 24, 2007
Parabéns, Rafael!
Parabéns, Rafael!
quarta-feira, novembro 14, 2007
Concerto em Coimbra - 7 de Dezembro de 2007
sábado, novembro 10, 2007
Concerto na Lousã - 10 de Novembro de 2007


Contámos também com a participação da já nossa conhecida amiga Susana Correia que, em dueto com o Clarinetix, interpretou o tema Dans les rues des Antibes. O Clarinetix que não se ponha a pau...
No final do nosso concerto, recebemos um ramo de flores e chamámos ao palco os elementos do Coro Misto e da Banda Filarmónica da Lousã para cantar e tocar When The Saints Go Marching In.
sábado, outubro 27, 2007
Concerto em Palmela - 20 de Outubro de 2007

A começar o concerto, os Cottas Club, uma banda de dixie do Bombarral, entrou na sala de espectáculos com Bourbon Street Parade! Durante todo o seu concerto, os Cottas Club deram a conhecer vários temas tradicionais do dixieland, provando que do Bombarral não vem só bom vinho...
A seguir aos Cottas Club, chegou a vez de entrar em acção outra banda, os Melech Mechaya, que nos levaram a uma viagem pela música klezmer. "Uma viagem pela tradição judaica, unindo aromas árabes, ritmos ciganos, e momentos de simples "bate-o-pé", de Hungria a Israel, dos Balcãs a Nova Iorque." Segundo eles dizem, é um tipo de música não aconselhável a quem tem problemas de coração e isso percebe-se depois de os ouvir. Foi puxar pelo público até não dar mais.
A terceira banda da noite foi a Astedixie Jazz Band. Regressando novamente ao dixieland, o público presente pôde conhecer outras músicas tradicionais do dixie. Temas como Willie The Weeper, Bie Mir Bist Du Schöen, New Orleans Stomp, entre muitos outros, fizeram as delícias do pessoal.
Para terminar o espectáculo, todos os músicos subiram ao palco, para uma jam session. Foi o final perfeito para um espectáculo... espectacular!
O próximo concerto da Astedixie Jazz Band está marcado para o dia 10 de Novembro, na Lousã. Isto, claro está, se não aparecer outro antes. Apareçam!

terça-feira, outubro 23, 2007
Concertos da Astedixie Jazz Band
Concerto em Vila Nova de Poiares - 8 de Setembro de 2007
É claro que não foram lá de propósito para nos ouvir, mas já que lá estavam, tiveram que nos gramar. Não é por nada, mas por onde passávamos deixávamos marca e notou-se que as muitas pessoas que ali estavam gostaram muito de nos ver e ouvir. Dançaram, cantaram, bateram o pé, eu sei lá... Foi um verdadeiro espectáculo! E depois aquele cheirinho que saía das tasquinhas criava um ambiente... delicioso!
Concerto em Sever do Vouga - 3 de Agosto de 2007
Depois do check sound habitual, fomo-nos preparar para o concerto. O mesmo será dizer: fomos jantar! E que bem que se jantou! Apenas um aspecto negativo esteve presente: um enorme cheiro a queimado proveniente de um incêndio florestal que, lamentavelmente, tinha deflagrado ali perto, nesse dia.
Não era nossa intenção incendiar também o parque da vila, mas o que é certo é que a noite ficou mais quente com a nossa presença e com o dixieland a fazer-se passear por entre as pessoas presentes.
segunda-feira, outubro 22, 2007
Concerto em Coimbra - 14 de Julho de 2007
sexta-feira, outubro 19, 2007
Finalmente, de volta!
sábado, julho 21, 2007
Concerto na Lousã - 13 de Julho de 2007
Para o efeito, o palco estava montado no recinto das tasquinhas. O sound-check teve início às 19h, um pouco antes da hora de jantar. A ideia era ter tudo pronto antes do jantar e, assim, não incomodar quem estivesse a jantar. Sim, porque fazer o sound-check não me parece que seja um espectáculo lá muito apetecível.
O jantar, como não poderia deixar de ser, foi numa das tasquinhas presentes no Festival de Gastronomia. A ementa escolhida pela maior parte de nós foi entremeada grelhada com migas. Devo dizer que estava uma delícia!
O espectáculo teve início por volta das 22h. Durante pouco mais de uma hora, os sons do dixieland fizeram parte da ementa de quem estava a jantar. Quem apreciou o concerto bem de perto foram umas crianças que, durante todo o concerto, permaneceram à frente do palco. É bom ver que o dixieland desperta interesse nos mais novos, talvez isso seja um bom sinal para o futuro deste tipo de música!
Concerto em Loures - 30 de Junho de 2007
Concerto na Lousã - 22 de Junho de 2007
Para a noite de 22 de Julho, a que a Câmara Municipal da Lousã decidiu chamar "Noite da Lousã", estava reservado um espectáculo diferente do habitual. Assim, o espectáculo "Noite da Lousã" contou com a participação de todas as bandas existentes na Lousã, incluindo a Astedixie Jazz Band, que teve como missão abrir a noite.
Uma vez que o S. João é uma festa popular, a Astedixie Jazz Band decidiu abdicar do palco montado para o espectáculo e tocar mais próximo das pessoas. Para o efeito, a "Noite da Lousã" começou com os sons do dixieland no interior da Nave de Exposições. A surpresa foi geral e a experiência foi única. De seguida, tocámos ao longo de toda a feira, com as pessoas a abrirem caminho para podermos passar. Algumas vieram atrás de nós, o tempo todo, outras dançavam enquanto passávamos. Foi lindo!
De regresso à zona do palco, tocámos uma última música, passando o testemunho às restantes bandas, que deram continuidade ao espectáculo.
quarta-feira, julho 18, 2007
Concerto em Amarante- 19 de Junho de 2007
No ano passado, o nosso concerto teve lugar num palco montado em frente à Igreja de São Gonçalo. Desta vez, o concerto teve um formato diferente. Fomos a tocar ao longo de uma rua que ia dar à Ponte de São Gonçalo e, em frente à Igreja, terminámos o nosso concerto. Embora o café que lá existe se encontrasse fechado, o concerto ter sido a uma 3ª feira à noite e não estar propriamente calor, o número de pessoas que estava presente era significativo e, por isso, mereciam também um forte aplauso.
Eu queria também agradecer ao dono de um café que existe perto da Ponte de São Gonçalo, que nos convidou a irmos até lá depois do concerto. Nós não recusámos o convite e, no final, fomos até lá beber «um café» para a viagem.
terça-feira, julho 17, 2007
Concerto em Abrantes - 13 de Junho de 2007
A Praça Barão da Batalha, situada no centro da cidade de Abrantes, distingue-se pela presença de estátuas, simulando pessoas sentadas, a apreciar o espaço e as pessoas que passam. O sound check, por ser feito num espaço aberto e público, atraiu a atenção de várias pessoas. Embora um sound check não seja mais do que um pequeno ensaio, um pouco aborrecido para quem está de fora, a verdade é que conseguimos ouvir palmas, como se se tratasse de um espectáculo. Um bom sinal para mais logo.
Quem esteve a assistir ao concerto foi o nosso amigo Lothar que, aproveitando as férias em Portugal, não pôde deixar de nos ouvir. É impressionante a admiração que ele tem por nós. Como se não bastasse, ainda filmou todo o concerto, pelo que esperamos um DVD, um dia destes. Quem também esteve a bater palmas foi a Cátia, que esteve responsável pelas fotografias e por uns suspensórios para as nossas calças.
domingo, julho 08, 2007
IV Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede - Dia 4

quarta-feira, julho 04, 2007
IV Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede - Dia 3
A seguir ao almoço lá nos preparámos para nos dirigirmos até Pocariça. O primeiro concerto da tarde estava previsto para as 15h. O concerto teve lugar num espaço amplo, talvez criado a pensar em espectáculos deste género. Todavia, e porque se tratava de um local criado recentemente, as sombras das árvores ainda eram pequenas, pelo que foi necessário improvisar umas sombras. Nada que uns grandes chapéus-de-sol não resolvessem. Apesar do calor que se fazia sentir, um ventinho e umas cervejas frescas ajudaram a refrescar.
Depois de um concerto de 1h, a organização tinha um lanche preparado para nós, num dos cafés da aldeia. Foi pena não termos tido muito tempo para saborear o lanche, uma vez que às 18h tínhamos outro concerto, desta vez em Outil. Assim, comemos e bebemos qualquer coisa à pressa e lá fomos até Outil. O concerto devia ter lugar à frente da igreja mas, uma vez que o adro era pequeno e as pessoas tinham que ficar do outro lado da estrada para nos poder ver, levámos as pessoas a um café que havia na parte de trás e aí fizemos o concerto. O espaço estava cheio de gente, curiosa por ouvir aqueles sons característicos de New Orleans. A seguir ao concerto, mais um lanche à nossa espera. Estou convencido que me ia dar bastante bem com este estilo de vida!
Uma vez que o último lanche já foi tarde (foi um lanche ajantarado, portanto), o apetite para o jantar era pouco ou nenhum. Tanto melhor assim, que ficávamos com todo o tempo disponível para vermos a abertura de concertos da noite. Desta vez, a animação do recinto estava a cargo dos portugueses Dixie Gringos e das alunas da Escola Secundária de Cantanhede.
As bandas reservadas para esta noite de concertos eram a Postcard Brass Band, a May Day Jazz Band e a Swiss College Dixie Band. A Postcard Brass Band era uma banda portuguesa, que contava com a participação do conceituado Sérgio Carolino. Posso dizer que foi um regalo vê-los tocar, muito embora o estilo de música não fosse propriamente o dixieland. A segunda banda da noite era a May Day Jazz Band, da Holanda. Aproximando os sons ao jazz tradicional, esta banda destacou-se também pela presença em palco. Eram bastantes elementos, o que só de si já chama a atenção, mas a alegria e o ambiente que criaram foi extraordinário. A terminar a noite, veio a Swiss College Dixie Band que, ao contrário do que o nome indica, não vinham da Suiça mas sim do Brasil! Foi uma excelente escolha para terminar a noite.
quinta-feira, junho 28, 2007
IV Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede - Dia 2
segunda-feira, junho 18, 2007
IV Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede - Dia 1
Os concertos começaram logo neste dia:
- Às 18h, a May Day Jazz Band teve um concerto no recinto do festival;
- À mesma hora, os Dixie Gringos actuaram em Cadima, Olhos de Fercença;
- Às 18h30, na Praça Marquês de Marialva, foi a ver dos Always Drinking Marching Band marcarem presença;
- Às 19h30 os brasileiros Swiss College Dixie Band tocaram no Largo de São João.
Amanhã à noite (19 de Junho), por volta das 21h30, a Astedixie Jazz Band vai estar em Amarante. Apareçam!
segunda-feira, junho 11, 2007
Jam Session no Café Santa Cruz (Coimbra) - 6 de Junho de 2007

No passado dia 6 de Junho teve lugar, no lindíssimo Café de Santa Cruz (Coimbra), uma jam session para promover o IV Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede. Embora este festival tenha tido início apenas no dia 7 de Junho, na prática ele começou um pouco mais cedo.



Nos próximos dias irei dar conhecimento de como foi sendo o festival ao longo dos quatro dias. Entretanto, aproveito para informar que o próximo concerto da Astedixie Jazz Band vai ser já no próximo dia 13 de Junho às 21h30, na Praça Barão da Batalha, em Abrantes. Apareçam!
segunda-feira, maio 28, 2007
Mistério...
Ao chegar à Astedixie Jazz Band deparei-me com uma surpresa que, apesar de não ser muito boa, me fez sorrir. Eu passo a explicar: Para cada banda, existe uma apresentação (uma em português, outra em inglês). Não sei por que motivo, a descrição da nossa banda em inglês está feita de tal forma que parece uma laracha!!! Segundo parece, aquele texto em inglês foi traduzido por um daqueles dicionários que existem na Internet (o do Google, por exemplo), que fazem traduções à letra. O resultado é, simplesmente, hilariante! É que a informação que se consegue tirar da versão em inglês, para além de não ter nada a ver com o texto em português que nós enviámos para a organização, está escrita de uma maneira que duvido que alguém vá perceber!!! Daí surge a questão: Donde é que veio aquele texto?! Mistério...
Ficam aqui alguns excertos:
- "(...)institution that always supported us and it continues us to support, and for the which we everybody felt an enormous affection..."
- "It was not a jazz any, that that was we shown by a German band..."
- "For our Band, which was christening like ASTEDIXIE BAND..."
Português
Inglês
sábado, maio 19, 2007
Concerto em Santiago de Compostela - 16 de Maio de 2007
Depois do check sound e antes do jantar ainda tivemos tempo para dar uma volta pelas ruas da parte histórica de Santiago de Compostela e visitámos a catedral.
segunda-feira, maio 14, 2007
Concerto em Mealhada - 12 de Maio de 2007
No passado sábado, a Astedixie Jazz Band foi até à Bairrada, tão famosa pelo leitão! Muito embora houvesse vontade de trincar umas peles de leitão assado, a verdade é que tal não aconteceu. Mais oportunidades virão, certamente.
Este concerto teve lugar numa quinta, próxima da Mealhada, contando com um número restrito de espectadores, já que se tratava de um casamento. Não é que nos agrade muito tocar neste tipo de eventos, uma vez que o centro das atenções não são os músicos, fazendo com que o nível de interactividade entre o público e nós não seja o desejável. Mas dadas as circunstâncias, é perfeitamente compreensível. Afinal de contas, um casamento não é propriamente um espectáculo de variedades! Todavia, há sempre alguém interessado nesta língua universal que é a música e que propicia conversas e contactos interessantes.
Durante aproximadamente 1h30, os convidados foram brindados com o som característico do dixieland. Podemos assegurar que as pessoas gostaram de nós, já que não fomos alvo de apupos ou outras manifestações menos boas. Talvez por não sermos o centro das atenções tivesse feito com que passassemos despercebidos. A verdade é que na parte final da nossa intervenção, o número de pessoas que nos rodeava tinha aumentado!
Para este concerto, contámos com a colaboração do Adriano (trompetista dos Dixie Gringos), uma vez que o nosso Cornetix estava indisponível. A ele enviamos os mais sinceros agradecimentos.
O próximo concerto da Astedixie Jazz Band é já no próximo dia 16 de Maio, em Santiago de Compostela.
segunda-feira, maio 07, 2007
Concerto na Lousã - 5 de Maio de 2007
Acontece que este nosso amigo fez anos e, no sábado, decidiu juntar a malta para comemorar. Uma vez que ele até gosta de nos ouvir e tem-nos prestado algum apoio, achámos por bem dedicar-lhe umas músicas. Assim, a Astedixie Jazz Band fez mais uma aparição, desta vez na Lousã, no já habitual Window's Café Bar. Muito embora o concerto não tenha sido grande (talvez tenha durado meia hora), ele foi grandioso e a boa disposição não faltou, ou não estivessemos nós numa festa: a festa de aniversário do Peter.
O próximo concerto da Astedixie Jazz Band vai ser quase uma excepção àquilo que costumamos fazer. Vamos tocar num casamento, no próximo dia 12 de Maio. Até breve!
domingo, maio 06, 2007
Concerto em Sardoal - 4 de Maio de 2007

Eu queria aqui deixar também o agradecimento à Cátia pelo apoio que nos deu neste dia e pelo facto de ter tornado possível o registo em vídeo e fotografia deste concerto. Muito obrigado!
segunda-feira, abril 16, 2007
Concerto em Matosinhos- 14 de Abril de 2007

domingo, abril 15, 2007
Parabéns, Celso!
Parabéns, Celso!
P.S. Amanhã escrevo mais qualquer coisa acerca deste fim-de-semana.
segunda-feira, março 19, 2007
Parabéns, Luis!
Parabéns, Luis!
domingo, março 04, 2007
terça-feira, fevereiro 27, 2007
Concerto na Lousã - 24 de Fevereiro de 2007
No passado Sábado, a Astedixie Jazz Band teve o seu primeiro concerto de 2007, no Window's Café Bar, na Lousã. Como estavam reunidas todas as condições (eu já tinha chegado e o bar estava cheio), demos início ao nosso concerto às 22h30. Durante duas horas e meia, brindámos as pessoas com os sons de New Orleans. Devo dizer que o público foi fantástico e não arredou pé!
Para a 2ª parte do concerto estava reservada uma surpresa: A Susana (que já foi nossa «bombeira» no II Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede) fez dueto com o Clarinetix. Na verdade, nos últimos ensaios ela tem sido presença assídua para tornar isto possível. Eu notei um certo nervosismo da parte dela, antes da actuação, mas achei melhor não tocar no assunto, não fosse ela ficar ainda mais nervosa. É costume dizer-se que só nos rimos da desgraça dos outros, mas eu consegui controlar-me e, a verdade, é que a Susana portou-se muito bem!
Assim sendo, só me resta agradecer ao público que esteve presente e à Susana, pela sua colaboração.
quarta-feira, fevereiro 21, 2007
Parabéns, Renato!
Parabéns, Renato!
segunda-feira, fevereiro 12, 2007
Parabéns, Sandra!
terça-feira, fevereiro 06, 2007
Gravações II
Desta vez, o trabalho baseou-se na repetição de algumas músicas que não tinham ficado bem e que, por isso, não podiam ser incluídas na maqueta. Uma vez que na primeira sessão não houve tempo para o fazer, teve que se adiar para a 2ª sessão. Por se tratar de um estilo de música onde há muito improviso, a mesma música nunca fica igual, há sempre uma parte ou outra que varia ligeiramente. A tentativa de deixar a música em condições para depois ser remasterizada e tratada leva a alguns perfeccionismos e uma parte menos bem conseguida é motivo para repetirmos a música. Daí que o trabalho do estúdio seja bastante desgastante. Repetir uma música tantas vezes quantas as necessárias até ficar boa não é fácil.
Para além da repetição de algumas músicas, um dos trabalhos que ficou por fazer na 1ª sessão de gravações foi a adição de vozes em algumas músicas. Optámos por gravar as músicas sem vozes e adicioná-las apenas no final. Assim, todas as músicas que gravámos não tinham voz e as partes em que era suposto cantarmos soavam estranhas, vazias... Quando todas as músicas ficaram prontas, passámos à cantoria. Com uns auscultadores nos ouvidos, ouvíamos o que tínhamos tocado e, quando chegava a parte das vozes, cantávamos. Talvez pela falta de prática e pelo facto de existirem segundas vozes, a primeira música foi a que demorou mais.
Por volta das 8h da noite acabou a fase de gravações e, da nossa parte, ficou tudo feito. Agora vem a parte talvez mais complicada e chata de uma gravação: a edição e tratamento do som, a remasterização, entre outras coisas que nós percebemos pouco. Esse cargo deixamos para o João Carlos que, mais uma vez, teve a enorme paciência de nos aturar.
segunda-feira, janeiro 08, 2007
Gravações
Durante todo o dia de Sábado, estivemos no estúdio de um amigo nosso a fazer gravações, no sentido de tornar realidade um desejo de longa data. A ideia principal não é gravar e editar um CD, mas sim fazer uma maqueta que possamos apresentar quando nos for solicitado um concerto. Muitas vezes, para podermos realizar um concerto, as entidades que nos contratam pedem uma maqueta, para terem uma ideia do tipo de música que tocamos e a forma como tocamos. Até hoje, tivemos dificuldades e as “maquetas” que apresentávamos eram músicas gravadas ao vivo, algumas com uma qualidade bastante má. Por isso mesmo, sempre achámos necessário gravar uma maqueta em condições.
Este Sábado foi um dia bastante cansativo e desgastante para todos nós, uma vez que as músicas não saíam bem logo à primeira. Tínhamos que gravar várias versões da mesma música, de modo a podermos aperfeiçoar alguns erros ou algumas partes menos bem conseguidas. O resultado final ainda não está obtido, na medida em que é necessário estudar quais as versões candidatas ao CD e gravar as vozes. Depois desta etapa, é necessário fazer todo o trabalho de edição de som, que ficará ao cargo do nosso amigo João Carlos.
A ele temos que agradecer toda a dedicação e paciência que teve (e está a ter) connosco.